quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Programa Praticantes Dedicados 3 (PPD3)

O que é?

O Programa para Praticantes Dedicados de meditação da Plena Atenção foi projetado para os praticantes comprometidos, visando expandir sua compreensão do Dhamma e intensificar a sua prática de meditação. Assim, o PPD oferece um currículo abrangente sobre os ensinamentos do Buda durante um período de um ano e três meses. Esse tempo também é concebido como um período intenso de prática de meditação.
Os participantes do programa terão que fazer dois retiros preferencialmente de longa duração (mínimo de 7 noites); os participantes também se comprometerão a manter uma prática de meditação diária, trabalhando com as tarefas de casa mensais que incluem leituras de textos, estudo de Suttas, reflexões e instruções de meditação.
Os participantes manterão contato com o Professor Orientador por meio de entrevista mensal a distância por skype. Estará disponível, ainda, um suporte para tirar dúvidas por e-mail, telefone e skype.
Como parte da metodologia do programa, poderão ocorrer atividades extras tais como: palestras e dias longos de estudo e prática, conforme a quantidade de participantes na sua localidade. Essas atividades dependem exclusivamente do interesse dos alunos em organizá-las.  
Este programa é uma atividade inovadora no Brasil. Você estará participando de uma atividade que irá mudar sua prática de meditação e compreensão dos ensinamentos do Buda.
          O primeiro curso foi realizado com sucesso e contou com a participação de 25 alunos distribuídos nas seguintes localidades: Brasília – DF; Campo Grande – MS; Dourados – MS; Paris – França e Terrã – Irã. O PPD1 teve início no dia 04 de setembro de 2013 e foi concluído no dia 10 de novembro de 2014.
          O segundo curso também teve um excelente aproveitamento por parte dos alunos. O PPD2 contou a participação de 15 alunos distribuídos em diversas localidades: Brasília – DF; Campo Grande – MS; Belém – PA; Campinas – SP; Serra – ES e Uberlândia – MG.

O programa inclui os seguntes tópicos:
·         Fundamentos de Sila: o Dhamma como prática de libertação
·         Quatro Nobres Verdades
·         Caminho Óctuplo
·         As Três Características da Existência Condicionada: impermanência (anicca), insatisfatoriedade ou sofrimento (dukka) e não-eu (anatta)
·         Compreensão da Origem Dependente e Karma
·         Os Cinco Obstáculos do Desenvolvimento de Samadhi
·         Os Cinco Agregados do Apego
·         Fundamentos da Atenção Plena (com novidades)
·         Fundamentos da meditação dos Jhanas     
·         Desenvolvendo Compaixão
·         Brahma Viharas: as quatro moradas divinas
·         Saber Trabalhar com Emoções
·         Aprender diretamente com os Suttas (discursos do Buda)

Requisitos para o programa PPD3
      O critério básico para se matricular no Programa para Praticantes Dedicados é o amor pela meditação em sua vida. Além de ter ou querer desenvolver uma prática regular e um compromisso de compartilhar essa experiência com outras pessoas.
Pré-requisitos necessários:
  * Ser praticante de meditação da Plena Atenção há dois anos.
  * Ter realizado pelo menos um retiro de meditação.

      Torne-se parte de uma comunidade que vai ampliar a compreensão e incorporar os ensinamentos centrais do Buda na sua prática.

      Nossa intenção é que, a partir do PPD1 e sua continuidade, possamos criar uma comunidade de praticantes dedicados que fortaleçam as Sanghas existentes no Brasil. Antes de aderir a este programa, por favor, reflita sobre o seu interesse e sobre sua dedicação para cumprir todas as etapas de aprendizado e prática.

Professor Orientador do PPD3: Iraê Gomes
Solicite o questionário de inscrição no e-mail: irae.gomes@gmail.com

Agenda para inscrição:
  1. Envio do questionário de inscrição: de 07/02/2017 a 12/03/2017
  2. Notificação para a entrevista pessoal: 15/03/2017 a 19/03/2017
  3. Entrevista pessoal: de 21/03/2015 a 04/04/2017 (por skype)
  4. Notificação final do status de inscrição: de 13/04/2015 a 16/04/2017
  5. Abertura e reunião de início do PPD3: dia 28/04/2017 a 30/04/2017 (por skype)

Custos

      O PPD3 será oferecido pelo Prof. Iraê Gomes como “uma oferta de Dhamma”, assim, não existe um custo direto para você fazer o curso.
      Cabe destacar que, as despesas com os retiros, possíveis palestras e a alimentação para os Dias Longos ocorrerão em paralelo e serão comunicadas com antecedência, sendo as mesmas de responsabilidade dos participantes.

Dana
      A doação voluntária e espontânea (Dana) poderá ser realizada para o Prof. Orientador, que também acumula a função de Facilitador do PPD3, no início do programa, durante o curso ou na última semana de conclusão do curso.

Comunicação

      Devido ao volume de e-mail que será necessário enviar para os participantes do PPD3 (lição de casa, leituras, instruções de meditação e outras informações), usaremos e-mail e a internet como forma de comunicação com os alunos. Para este fim, é necessário que todos os interessados que façam a matrícula no PPD3 tenham acesso a e-mail e internet. O Skype também será utilizado como canal de comunicação com os alunos. Portanto, faz-se necessário apresentar um endereço nessa ferramenta no preenchimento do questionário de inscrição.

Dúvidas
      No questionário de inscrição existe um detalhamento de todo o programa e a identificação dos compromissos que o participante terá que se comprometer.
Entre em contato com o Prof. Orientador do PPD3 pelo e-mail: irae.gomes@gmail.com

Professor Orientador do PPD3
Iraê Gomes (Upasaka): pratica meditação da Plena Atenção desde 1987. Teve como primeiro instrutor Sr. Don Kulatunga Jayanetti, que em sua vida monástica como monge Theravada se chamava Bhikkhu Annuruddha, fundador da Sociedade Budista do Brasil, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Ainda na Sociedade Budista do Brasil, teve como instrutor o Venerável Puhulwelle Vipassi. Em Brasília, praticou por 10 anos sem ajuda de nenhum instrutor. Atualmente pratica inspirado nos ensinamentos dos grandes mestres da tradição Theravada tais como: Ajahn Chah, Ajaan Brahmavamso, Ajaan Lee Dhammadharo, Ajaan Anan, Bhante Gunaratana e Bhante Rahula. Teve contato com vários monges da tradição Theravada. Mais recentemente recebeu orientação da Bhikkhuni Marajina. Segue também os ensinamentos do monge Zen Thich Nhat Hanh. Ao longo desses anos tem se dedicado ao desenvolvimento dos fundamentos da Plena Atenção e da prática da mente desperta no cotidiano. Participou de vários retiros de curta e longa duração. Foi cofundador, diretor e professor de meditação da Sociedade Vipassana de Meditação, em Brasília. Foi professor de meditação do Espaço Metta de Campo Grande – MS. Dedica-se ao aprofundamento no Dhamma e a prática de estágios mais profundos de meditação. Desde 2013, desenvolveu e aplica no Brasil o curso Praticantes Dedicados. A partir de 2014, tem realizado palestras e cursos de meditação em Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário